segunda-feira, 2 de março de 2020

SPR - SÃO PAULO RAILWAY



A São Paulo Railway, ligando Santos a Jundiaí, foi a primeira estrada de ferro paulista. A concessão foi dada a Irineu Evangelista de Sousa – Barão de Mauá e, em 1860, adquirida por empreendedores ingleses. O projeto técnico foi elaborado por engenheiros experientes com ferrovias em regiões montanhosas e a linha, de 139 km, foi construída entre 1862 e 1867. Empregou muitos operários ingleses que acabaram se fixando na vila de Paranapiacaba, no alto da Serra do Mar, ao redor do pátio ferroviário com estação, armazéns e oficinas.

A linha da São Paulo Railway foi planejada principalmente para transportar a produção de café do noroeste paulista ao porto de Santos. Foi a única ligação ferroviária das cidades paulistas com o litoral até a construção do ramal Mairinque–Santos da Estrada de Ferro Sorocabana, já na década de 1930.

Mapa do trajeto da SPR

Para o trecho da Serra do Mar, com altitude de quase 800 m, foi utilizado o sistema funicular, formado por cabos de aço engatados em estruturas das composições e movimentados por roldanas. Por sua vez, as roldanas eram acionadas por máquinas a vapor instaladas em alguns patamares do percurso de 8 km na serra.

Em 1899, foi construído um segundo plano inclinado na serra e adotou-se o uso de locomotivas de pequeno porte, chamadas locobreques. Os locobreques, tendo um mecanismo de tração dos cabos entre as rodas, aumentavam a eficiência do sistema.

ALGUNS PONTOS DA LINHA

.: Santos 1867
.: Cubatão 1867
.: Santo André (Paranapiacaba) 1867
.: Rio Grande da Serra 1867
.: Ribeirão Pires 1885
.: São Paulo (Brás e Luz) 1867
.: Caieiras 1883
.: Franco da Rocha 1888
.: Várzea Paulista 1891
.: Jundiaí 1867

Estação Piaçaguera (subida da serra) - 1900/1920 - Guilherme Gaensly

Viaduto na Serra do Mar - 1900/1920 - Guilherme Gaensly

ESTRADA DE FERRO SANTOS-JUNDIAÍ

Em 1946, a São Paulo Railway passou a ser empresa federal com o nome de Estrada de Ferro Santos-Jundiaí. A partir de 1957, fez parte da Rede Ferroviária Federal S.A. – RFFSA.

Na década de 1960, começaram os estudos para a implantação do sistema cremalheira-aderência, substituindo o sistema funicular no trecho da serra. Em 1974, foi inaugurado esse novo sistema de tração que emprega locomotivas com uma terceira roda dentada, no centro, a qual se ajusta às cremalheiras, parecidas com as placas de uma esteira rolante.