quarta-feira, 12 de outubro de 2022

TRINACRIA: CURIOSIDADES SOBRE O SÍMBOLO DA SICILIA


Quem já teve a oportunidade de ver a bandeira da Sicilia, ou já esteve na ilha, certamente deve ter notado uma figura com três pernas interligadas (tríscele) e uma cabeça ao centro (gorgoneion). Trata-se da Trinacria, símbolo da Sicilia há séculos.

Em síntese, a Trinacria é a união de dois outros símbolos: o tríscele e a Medusa. O tríscele, símbolo muito difuso na antiguidade, representa, neste caso, os três pontos extremos da Sicília, ou seja, o Cabo Lilibeo a oeste, o Cabo Peloro a leste e o Cabo Passero a sul.


POR QUE A SICILIA SE CHAMA TRINACRIA?

Foram os gregos que, após navegarem ao redor da SicIlia e perceberem sua forma triangular, a denominaram Trinacria. De fato, esta palavra vem dos termos treis (três) e akras (pontas). A cabeça no centro da figura é a Medusa, uma das górgonas da mitologia grega. Ela é conhecida por ter serpentes no lugar dos cabelos e transformar em pedra quem olhasse diretamente nos seus olhos.

Na Trinscria, o gorgoneion tem, além das serpentes que simbolizam a sabedoria, duas asas que representam o passar do tempo, e espigas de trigo, símbolo de fertilidade, pois a Sicilia era o “celeiro” da antiga Roma.

Enfim, mesmo quando deu lugar ao nome Sicilia, a Trinacria não deixou de simbolizar a ilha. De fato, a figura compõe a bandeira siciliana desde 1282, quando esta foi utilizada pela primeira vez, durante a Revolução das Vésperas Sicilianas.

Hoje em dia a Trinacria é muito mais que um símbolo mitológico. Sem dúvida, é um amuleto amado pelos sicilianos, povo muito supersticioso. Além disso, é muito comum vê-lo como decoração nas casas e nas cerâmicas que se encontram por toda a ilha.

O nome Trinacria foi utilizado para denominar a Sicilia tanto na Odisséia de Homero, quanto na Divina Comédia de Dante.

E então, você conhecia a Trinacria e as origens deste símbolo tão interessante?

Bandeira da Sicilia


descobrindoasicilia.com/a-trinacria