sábado, 7 de maio de 2022

ZÉ PROFESSOR, UMA HISTÓRIA DE 140 ANOS


Há 140 anos, nascia na Fazenda Oratório, entre Santo André e Zona Leste de São Paulo, o professor José Augusto Leite Franco, hoje patrono de escola estadual no Parque Erasmo Assunção, geograficamente localizada em área da antiga fazenda, mais precisamente na Rua Irauna, 351.

José Augusto Leite Franco Franco foi uma figura bastante popular. Os mais próximos o chamavam de Zé Professor. Lecionou entre 1891 e 1926 e foi um dos educadores que inaugurou o primeiro grupo escolar do Grande ABC, na Rua Senador Flaquer, hoje sede do Museu Octaviano Gaiarsa, em Santo André.

Por uma dessas tramas do destino, o primeiro professor de José Augusto Leite Franco, ainda em escola isolada em Santo André, foi José Luiz Flaquer, ituano que chegou à cidade em 1877. Anos depois, Dr. Flaquer, como era chamado, tornou-se adversário político do prefeito Saladino, irmão de José Augusto, criando-se duas facções republicanas no Grande ABC: de um lado, os Franco, tradicionais; de outro, os Flaquer, ambos poderosíssimos e hoje nomes de ruas e logradouros públicos no Grande ABC, mas pouco lembrados em relação à posição que alcançaram na Velha República.

 

LINHA DO TEMPO

1869 – 27 de agosto - José Augusto Leite Franco nasce na Fazenda Oratório, de propriedade de seus pais, Antônio Cardoso Leite Franco e Ana Josefina de Araújo Franco. O pai, Antônio Cardoso, é nome de rua central em Santo André. Um dos irmãos, Saladino, foi prefeito de Santo André entre 1914 e 1930. Outros irmãos: Luiz, Alberto, Olívia e Licínio.

1890 - José Augusto Leite Franco forma-se professor pela Escola Normal de São Paulo, que ficava na Rua da Morte, hoje Rua do Carmo. Em sua turma estava a jovem Alzira de Almeida Lisboa, que viria a ser sua esposa. Alzira Franco é nome de bairro vizinho ao Parque Erasmo Assunção.

1891 - Professor José Augusto Leite Franco é nomeado professor em Tatuí/SP. No mesmo ano é removido para Santo André, então Estação São Bernardo. Casa-se com a professora Alzira Franco. O casal teve os seguintes filhos: Alcina, Silvio (formado em Medicina), Nelson (vereador, esportista e desenhista), Elza e José.

1912 - Participa da fundação da Santa Casa de Misericórdia de Santo André, hoje Hospital Municipal. A princípio foi tesoureiro da instituição; depois, provedor, função exercida até 1949.

1926 - Aposenta-se o professor José Augusto Leite Franco no cargo de diretor do 1º Grupo Escolar de Santo André.

1949 - 3 de dezembro - Atropelado por um automóvel em São Paulo. Falece no dia seguinte.

1969 - 27 de agosto - No seu centenário, o retrato do professor José Augusto Leite Franco é inaugurado no grupo escolar que leva o seu nome, no Parque Erasmo Assunção. Uma reportagem é publicada pelo Diário. Retrato e biografia do patrono são mantidos no estabelecimento, 40 anos depois.


Ademir Medici 

Diário do Grande ABC - 27/08/2009


E.E.P.G. Prof. José Augusto Leite Franco

Carteirinha

Grata surpresa de ter encontrado o texto acima que retrata um pouco da história do professor José Augusto Leite Franco.

Estudei na escola que leva seu nome, onde concluí o ensino fundamental (1ª à 8ª série) entre os anos de 1975 e 1982, dando início a minha trajetória de crescimento pessoal e profissional.


dgabc.com.br/Noticia/277585/ze-professor-uma-historia-de-140-anos