domingo, 17 de julho de 2022

RUA DO PORTO

 

Considerado um dos cartões postais da cidade, a Rua do Porto é o local mais tradicional de Piracicaba. É onde está a história da fundação da cidade, junto à população ribeirinha. Ela começa no Museu da Água, próximo ao salto do Rio Piracicaba, e vai até o final do calçadão, passando pela Casa do Povoador, Passarela Pênsil, Largo do Pescador, Passarela Estaiada, Casarão do Turismo, Centro Gastronômico, Parque da Rua do Porto, Casa do Artesão, entre outros pontos como Elevador Panorâmico, Engenho Central, Parque do Mirante, Aquário Municipal, etc. No calçadão da Rua do Porto se concentram os restaurantes que servem o prato típico da cidade, o "Peixe no Tambor". Aos finais de semana acontece a Feira de Artesanato, e todos esses pontos registram grande fluxo de pessoas, pois recebem além da população local, turistas regionais, nacionais e internacionais.

 

HISTÓRIA

Apesar de ser conhecida por ser um turístico centro gastronômico, a Rua do Porto está completamente ligada à fundação de Piracicaba, pois aqui, às margens do Rio Piracicaba, que as primeiras comunidades ribeirinhas da região se instalaram e deram início ao desenvolvimento da cidade.

Nessa época, essa estrada de terra era chamada de Rua da Praia. Já o atual nome Rua do Porto é uma referência a um pequeno porto localizado na região e onde os barcos que desciam o rio atracavam para descarregar cargas. Segundo estudiosos, a primeira menção desse nome data de 1863. O exato ponto onde essas mercadorias eram carregadas e descarregadas era chamado de Largo do Porto, atual Largo dos Pescadores, que hoje em dia recebe inúmeros eventos culturais ao longo do ano. Esse largo, inclusive, é considerado o mais piracicabano point da cidade.

A Rua do Porto é o umbigo de Piracicaba, rua dos pescadores, rua de navegação fluvial, rua de barcos, rua de famílias pobrezinhas e de pessoas marginalizadas. Com olarias, fábricas de terras, uma que outra pequenina venda, a Rua do Porto era passagem para os aristocratas que se dirigiam à mansão de Francisco Morato, na Chácara Morato, casa ainda existente mesmo depois da criação de novos condomínios, ao lado do Carrefour.

A Rua do Porto era marginalizada pelos brancos e famílias mais abastadas, pois era local de muita boêmia, de um estilo de vida diferenciado pela liberdade de seus moradores e peculiaridades ribeirinhas. Mesmo assim, era como que um ímã atraindo a população por sua beleza poética e pela singularidade de vida. Paradoxalmente, foi na Rua do Porto que as famílias de mais recursos construíram o primeiro clube recreativo de Piracicaba, o Clube de Regatas Piracicaba.

E apesar de Piracicaba ter se tornado uma das maiores cidades do estado, com mais de 400 mil habitantes, as tradições e costumes ribeirinhas, assim como o clima e a calmaria do interior, se mantém presentes nas margens do Rio Piracicaba.

 

PEIXE NO TAMBOR

O cardápio local do tradicional "Peixe no Tambor" é muito variado. Você pode escolher entre as opções de peixe que são assados ao lado das mesas, em grelhas próprias, adicionadas aos tradicionais tambores. Os peixes, hoje em dia, não são mais pescados no rio Piracicaba, pois as espécies que antigamente estavam presentes no rio, não se encontram mais e os comerciantes, hoje trazem o peixe de Santarém/PA. Entre as opções de peixe destacam-se: Piapara, Tambaqui, Posta de Filhote, Lombo de Pintado, Salmão e Espeto de Pintado.

Além do tradicional peixe, a cidade possui uma variedade de delícias gastronômicas, que você pode encontrar em quiosques na Rua do Porto e ou mesmo servido nos próprios restaurantes, como por exemplo, o "Cuscuz Caipira", servido na maioria dos restaurantes da Rua do Porto. Outro destaque é a "Pamonha", tão famosa que, para muitos é considerado um Comfort Food. A iguaria é produzida em várias propriedades rurais de Piracicaba. Vale lembrar também da tradição da "Cachaça Piracicabana", conhecida em todo o país. 

 

semactur.piracicaba.sp.gov.br/ponto_turistico/rua-do-porto

viajantesemfim.com.br/rua-do-porto-natureza-cultura-e-gastronomia-em-piracicaba

aprovincia.com.br/memorial-piracicaba/retratos-provincia/photos/a-historica-rua-do-porto-8916

saocarlosagora.com.br/coluna-sca/proxima-viagem-piracicaba-a-gastronomia-da-rua-do-porto/91236